PROJETO DE CIÊNCIAS
1. Identificação
Nome do cursista: Geovana Ângela Crestani
Nome da Escola: Escola Municipal Professora
Elizabeth Sanchez Lacerda
Local: Barra do Garças – Mato Grosso
Série: 2º ano Número de alunos: 29
Professores envolvidos: Geovana Ângela Crestani
2. Problemática a ser estudada / Definição
do Tema
Somos o que
comemos?
3. Justificativa
Entender que
uma alimentação saudável contribui para a melhoria de vida.
4. Objetivo
Compreender a
importância de uma alimentação correta, apontando os alimentos saudáveis que
podem ser consumidos diariamente.
5. Conteúdos
Alimentos
saudáveis: diferentes tipos de alimentos e seus benefícios à saúde;
6. Disciplinas envolvidas
Ciências;
Língua Portuguesa; Matemática; Artes; História;
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Aula
expositiva e dialogada com os alunos para ver se eles sabem como era a
alimentação da época de seus pais, comparando-a com a nossa de hoje; Entrevista
com uma pessoa mais velha para saber como era a alimentação de sua época e como
se adquiriam esses alimentos; Verificar os alimentos que tem as mesmas
vitaminas percebendo sua contribuição para o desenvolvimento do nosso corpo;
Exposição de alguns alimentos com as informações acerca deles; Realização de
jogos da memória e cruzadinhas; Busca no dicionário de palavras desconhecidas
que forem aparecendo durante os trabalhos; História infantil envolvendo
contagem.
8. Recursos a serem utilizados
Internet;
Livros; Dicionário; Jogos; Frutas;
9. Registro do processo
O projeto será
realizado no próximo ano letivo.
10. Avaliação e resultados esperados
Espera-se que
ao final do projeto o aluno reconheça os bons hábitos alimentares e os
alimentos que fazem bem à saúde.
11. Divulgação / Socialização do Projeto
realizado
Cartazes e
feira de ciências com exposição de alguns alimentos.
12. Referências Bibliográficas
MACHADO, Ana
Maria. Camilão o comilão. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2006, Coleção Batutinha.
WWW.horti.com.br/home/dicas/saude/tabela_vitaminas.htm
WWW.vocesabia.net/saude/alimentos-e-suas-vitaminas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário